A editora Rocco acaba de lançar o Livro do Cemitério de Neil Gaiman criador de (Sandman).
Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família.
A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares, o homem chamado Jack.
Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que, por circunstâncias do destino, são forçados a adotar e batizar o garotinho, agora chamado de "Ninguém Owens", o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor.
"Ninguém" passa a viver no cemitério da colina, adotado por um simpático casal de fantasmas e amado pelos outros moradores do lugar. Um misterioso morador, Silas, assume a responsabilidade de ser o guardião do garoto. Único vivo que mora no cemitério, apesar dos seus hábitos noturnos e habilidades fantásticas, ele é o responsável por trazer comida, livros e tudo que o garoto precisa do mundo terreno dito "normal".
Entre lápides e covas, junto a velhos fantasmas, almas penadas e até mesmo uma feiticeira enforcada, o leitor acompanha o crescimento de Nin até se tornar um adolescente. Mas mesmo depois de todo este tempo a sombra do seu perseguidor ainda paira sobre o jovem. E o destino caminha para um embate final entre os dois, quando "Ninguém" descobre muito mais do que esperava sobre o mundo e as pessoas.
O livro, que conta com ilustrações de Dave McKean, ganhou nos Estados Unidos a medalha John Newberry, prêmio da literatura infanto-juvenil norte-americana, e permaneceu na lista dos mais vendidos do The New York Times por mais de 50 semanas.
R.Raven
